Whatsapp 00 351 914 398 891
dubai@dubaicomguia.com / Instagram: dubaicomguiasolange

Como funciona o governo dos UAE 

A morte do presidente dos UAE, Sheik Khalifa bin Zayed al Nahyan, no último dia 13, movimentou todo o cenário político dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, trouxe muitas dúvidas e curiosidades de como funciona este tipo de sistema político. Por isso, a Dubai com Guia Solange traz algumas informações sobre o assunto. Confira:

O que é um Emirado?

Recebe o nome de Emirado um estado politicamente estruturado em torno de um monarca denominado emir (forma feminina emira). Título de alto comando utilizado no mundo islâmico, os emires estão um grau acima dos xeques (ou sheiks) e, na perspectiva ocidental, seriam o equivalente ao príncipe.

Como funciona o Governo dos UAE

O caso dos Emirados Árabes Unidos é um pouco mais complexo: constituído em 1971, este estado é uma federação de sete emirados, ou seja, a união de sete emirados localizados todos ao sul da Península Arábica. São eles: Sharjah, Abu-Dhabi, Fujairah, Ajman, Dubai, Umm al-Quwain e Ras al-Khaimah.

Assim, o chefe de estado do país é um presidente, mas, em cada emirado segue o poder tradicional dos príncipes. Isso faz com que a organização política dos UAE uma experiência inédita no mundo. Seu regime não pode ser considerado nem monarquia, muito menos república, sendo mais apropriado o termo “federação de monarquias” para descrever o sistema que governa este país asiático.

Desses sete emires, os de Abu Dhabi e Dubai são os mais importantes, tanto por questões econômicas como por questões demográficas. Eles possuem poder de veto em discussões do Conselho Supremo Federal, inclusive em relação à eleição presidencial. Quando eles se reúnem, escolhem um deles para ser presidente por cinco anos, sem limite de mandato.

Como é em Dubai

O emirado de Dubai tem sido governado pela família Al Maktoum desde 1833. Embora o cargo de emir seja hereditário, os cargos de presidente e primeiro-ministro não funcionam dessa maneira, já que eles são escolhidos através do Conselho Supremo Federal.

Antes de Khalifa, quem ocupava o cargo era seu pai, Zayed Bin Sultan Al Nahyan, emir de Abu Dhabi desde 1966 e líder político do país desde 1971. Zayed foi reeleito diversas vezes até sua morte, em 2 de novembro de 2004. Em seguida, Khalifa — o filho mais velho de Zayed — assumiu o posto como seu sucessor, em 2005, após eleição realizada entre os emires.

Khalifa sofreu um derrame cerebral em 2014, raramente fazia aparições e se afastou da vida pública. Desde então, seu meio-irmão, Mohammed bin Zayed al-Nahyan, conhecido como MbZ, era visto como o líder de fato do país. Tanto que e o Conselho Supremo Federal o elegeu por unanimidade como o novo Presidente dos Emirados Árabes Unidos.

 

Sobre o autor